B - O Apocalipse e o Espiritismo

CIÊNCIA, PROFECIA E RELIGIÃO, CONVERGEM PARA VALIDAR O FENÔMENO APOCALÍPTICO, QUE JÁ ESTAMOS VIVENDO, NESTE FIM DE CICLO CIVILIZATÓRIO, QUE NÃO SERÁ O "FIM DOS TEMPOS", E CUJO CLIMAX, QUE NÃO SERÁ O JUÍZO FINAL, "ESTÁ ÀS PORTAS" PARA DEPURAR A HUMANIDADE.

O Apocalipse são revelações feitas a profetas (médiuns) da antiguidade. Apresentam diferentes aspectos que tanto podem referir-se a assuntos limitados como gerais, como também podem ter sentido extensivo, figurado, analógico ou místico. Há vários Apocalipses, sendo mais citados os seguintes: 1 - O LIVRO DE ENOQUE - citado por Irieneu, Tertuliano, Clemente de Alexandria, Ambrósio, Orígenes, Euzébio e outros "pais" da Igreja Católica Romana, inclusive Jerônimo, que codificou os Evangelhos; 2 - O LIVRO DE ESDRAS - também conhecido como Apocalipse do ano 97; 3 - O APOCALIPSE DE BARUQUE; 4 - O APOCALIPSE DE ELIAS; 5 - O APOCALIPSE DE DANIEL; 6 - O APOCALIPSE DE MOISÉS - Gênese.

O Apocalipse de João tem todos os sentidos acima citados e, segundo seu discípulo Policarpo, que o revelou a Irineu, foi escrito na ilha de Patmos, fronteira a Éfeso, no mar Egeu, Ásia Menor, para onde fora exilado em 95 a.D., pelo governo romano de Domiciano, local também, onde segundo a maioria dos autores, escreveu o evangelho que tem o seu nome. Morreu com 94 anos aproximadamente.

Este Apocalipse tem caráter cósmico porque relata acontecimentos que interessam à Terra e sua humanidade em conjunto; tem condições especiais de destaque e de finalidade, dá remate aos ensinamentos de Jesus, dos quais é um complemento ou distensão, na parte em que o Divino Mestre, no seu sermão de despedida aos discípulos, às vésperas da crucificação, refere-se aos acontecimentos finais deste atual ciclo evolutivo que, com a sua vinda teve início. Foi escrito em oportunidade adequada, psicológica, como se costuma dizer, após terríveis perseguições religiosas sofridas pelos cristãos primitivos.

João foi o apóstolo que mais tempo permaneceu encarnado, em relação aos demais, "pois para isso estava destinado", e também porque era o mais jovem dentre eles, pois que nasceu quando Jesus tinha 10 anos e tinha 23 ao tempo da crucificação, à qual assistiu em companhia de Maria de Nazaré, Salomé e Maria de Magdala. Há várias interpretações deste Apocalipse e com este trabalho, queremos simplesmente apresentar pontos de vistas e versões baseadas em opiniões autorizadas de instrutores espirituais.
EDGARD ARMOND.

..A educação integral da Nova Era ..A geração nova
..As profecias de Jesus ..Novo céu, nova terra
..O Apocalipse de João ..O futuro pertencerá ao Evangelho
..O problema da violência ..O século XX
..Os tempos são chegados I e II ..Sinais precursores