D - FÉ EM DEUS

Como dizem os nossos Mentores Espirituais, devemos sempre ter FÉ EM DEUS, porque o que está ocorrendo com o nosso Planeta Terra, nada mais é do que a execução da lei natural chamada Lei de Progresso, pois, é chegada a hora de nós (os habitantes) evoluirmos conjuntamente com o nosso Planeta (de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração). Inclusive nos é dito que para nós Espíritas - principalmente os da Terra do Cruzeiro, Pátria do Evangelho - que será muito importante a nossa participação neste momento de TRANSIÇÃO, sendo muita necessária na parte material e na espiritual, para alcançarmos mais um degrau ao rumo da perfectibilidade, um pouco mais perto de DEUS.

RELIGIÃO E FÉ e ESPERANÇA NO PORVIR:

O homem sempre guardou intuitivamente a certeza da existência de um ser superior e da vida futura. O sentimento de religiosidade é inato no ser humano, tendendo-o para a busca da divindade, do ser supremo e do futuro. O pensamento religioso avança à medida que cresce o entendimento acerca dos mecanismos da vida, não só pelas luzes da filosofia, como também pelas conquistas da ciência. A , abandonando os antigos patamares da imposição clerical e dos exageros literais, assenta-se, na atualidade, no raciocínio, na razão.

Todas as doutrinas e religiões, filosofias e ciências que não se apoiarem no alicerce da lógica e do bom senso, correrão o risco de atrasar os passos dos seus seguidores. Como a meta das religiões é elevar o homem a Deus, o homem somente alcança a Deus quando se torna perfeito, assim, toda religião que não tornar melhor o homem, foge aos seus objetivos. A melhor religião é aquela que mais HOMENS DE BEM faz.

O homem também traz consigo a aspiração inata da felicidade e, tudo que faz, é desejando alcançar esse propósito. A fé é a certeza de sua destinação futura. Porém, na maioria das ocasiões, a fé não é suficiente para sustentar a busca, desfalecendo a meio caminho sem alcançar sua meta. A religião tem que ser suficientemente sólida para sustentar a FÉ. O Espiritismo estabelece que FÉ INABALÁVEL É SOMENTE AQUELA QUE ENCARA A RAZÃO FRENTE-A-FRENTE, EM TODAS AS ÉPOCAS DA HUMANIDADE.

O conhecimento dos motivos da encarnação, da imortalidade da alma, da pluralidade dos mundos habitados, da crença em Deus, proporcionam meios de superação das vicissitudes naturais da vida que tornam o homem infeliz. O próprio eclesiastes afirma, há tantos séculos, que a FELICIDADE NÃO É DESTE MUNDO. A felicidade que consiste na juventude, nas riquezas, nas posições sociais, nas cátedras universitárias, etc.. estão sujeitas às transformações da matéria: são fugazes e passageiras.

As alegrias que podem ser fruídas enquanto encarnados, estão assentadas na conduta ilibada, na consciência tranquila, na posse do necessário à sobrevivência. Enquanto permanece na Terra, o homem tem que viver submetido aos impositivos materiais, contudo, a maneira como se conduza e o que eleja como essencial, determina o seu futuro não só no mundo espiritual, mas a sequência dos acontecimentos das existências futuras.

Sabedoria que a LEI DE CAUSA E EFEITO rege-lhe o destino, a criatura humana deve conscientizar-se que o porvir depende da atualidade. Os comportamentos adotados atualmente, ocasionam a curto, médio ou longo prazo a felicidade ou a desgraça. Dos valores de que possa usar para escolher a melhor maneira de agir, ressalta a ética que o Evangelho de Jesus propõe: - FAZEI AOS HOMENS TUDO O QUE QUEIRAIS QUE ELES VOS FAÇAM.. Tal preceito deve nortear os passos do cristão, do ESPÍRITA.

A certeza de que a Terra alcançará a categoria de MUNDO DITOSO, faz com que trabalhemos pelo aceleramento desse processo, o que ocasionará, automaticamente, a aproximação de Espíritos superiores. Não mais guerras nem fome, crimes e estupidez, mas o reinado do bem, o estabelecimento do Reino de Deus, alcançando as promessas de Jesus: "bem aventurados os brandos porque possuirão a Terra; bem aventurados os pacíficos pois serão chamados filhos de Deus..."

NOÇÕES GERAIS DE ESPIRITISMO - PÚBLIO CARÍSIO DE PAULA.