POSFÁCIO
B - A BÍBLIA E A VERDADE

Para citar outro exemplo acerca do caráter relativo da verdade, as discussões sobre a autencidade dos textos bíblicos merece destaque. Talvez se pretenda mostrar que o verdadeiro e o puro não estão assim tão ao alcance do ser humano.

Não há um manuscrito original único nem traduções absolutamente fiéis; em muitas passagens, foi feita a opção pelo mais provável, em razão da pluralidade de possibilidades.

A verdade, quando dissecada em seu seio, parece trair o examinador. Apresenta-se muitas vezes ambígua ou, no mínimo, plural.

A luz é onda ou partícula? Ambas: de acordo com a física moderna, a luz propaga-se ora como onda, ora como partícula.

O elétron, dentro do átomo, encontra-se aqui ou ali? Impossível determinar, segundo a física quântica. Possivelmente, em ambos os lugares, simultaneamente. É a lei da relatividade.

De volta à Bíblia. Jesus encontrou-se pessoalmente com o centurião, que teve o servo curado por Ele à distância, ou foram seus soldados que o procuraram e intercederam pelo centurião?

Depende se você lê o Evangelho de Mateus ou de Lucas. O endemoniado que Jesus curou em Decápoles era de Gadara ou de Gerasa?

Mateus registra a primeira opção; Marcos e Lucas, a segunda, apesar de o povoado dos gadarenos ser bem mais próximo do Lago de Genesaré, o que tornaria a versão de Mateus mais verossímil, conforme argumentam alguns.

Se quisermos especular, podemos discutir se Jesus realmente existiu, como personagem histórico, se morreu mesmo na cruz, se era celibatário ou não.

Há quem diga que o Messias é uma invenção, outros afirmam que ele fugiu e foi para o extremo oriente, e há ainda aqueles que insistem que Jesus era amante de Maria Madalena e que com ela teve descendentes. E todas essas hipóteses - defendem - com a devida fundamentação !

Há espaço para tudo debaixo do Sol. ..

E quem há de pôr um ponto final, encerrando qualquer discussão? Quem há de proibir a livre manifestação das idéias e calar os homens e suas opiniões? A quem é dada a autoridade de estabelecer a verdade em âmbito universal? Deus, que tem esse mister, prefere não fazê-lo.

Leonardo Moller